Página inicial > Noticias e Eventos > PPGAS/UFAM realiza Seminário 10 Anos de Ações Afirmativas nos dias 30/09 e 01/10

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 19h00 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 19h07 | Acessos: 112

Durante os dias 30/09 e 01/10 o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realiza o Seminário 10 Anos de Ações Afirmativas, para comemorar e, sobretudo, refletir sobre suas urgências e necessárias expansões, com a participação de discentes, docentes, técnicos, egressos e comunidade em formato online com transmissão pelo canal no YouTube da Revista Wamon https://bityli.com/RevistaWamon.

Programação Seminário 10 Anos de Ações Afirmativas

30/09/21

9h – 9:30

Programação Cultural: Colegiado Indígena PPGAS/UFAM

9:30 – 10h

Mesa de Abertura

10:30 – 12h

Mesa: Ações Afirmativas nas Ciências Sociais

- Adriana Dias (Fiocruz)

- Felipe Cruz Tuxá (UNB/ABIA)

- Luciana de Oliveira Dias (PPGAS/UFG)

- Silvana Nascimento (PPGAS/DIVERSITAS/USP)

14h-15:30 – Mesa: Experiências Universitárias entre PPGAS

- Braulina Aurora Baniwa (PPGAS/UnB)

- Denis da Silva Pereira (PPGAS/UFAM e IFAM)

- Larissa de Albuquerque (PPGAS/UFAM)

- Lucas Pereira (PPGAS/UnB)

- Maria Aline Sabino (PPGAS/UFRJ)

- Yara Macuxi (UFRR/ABIA)

16h – 17:30

Lançamento do Livro: “Paneiro de Saberes: transbordando reflexividades indígenas”

- Justino Rezende

- Nurit Bensusan

- Silvio Sanches Barreto

- Mislene Metchacuna Mendes

- Thiago Cardoso (Mediação)

01/10/21

9h – 9:30

Programação Cultural: Colegiado Negro PPGAS/UFAM

10h – 11:30

Mesa: Antropologia, Engajamentos e Novas Epistemologias

- Andréa Cardoso (PPGSA/UFPA)

- Cléia Waiwai (PPGAS/UFAM)

- Diana Brasilis (PPGAS/UFAM)

- Jaime Diakara (PPGAS/UFAM)

- Milena Cassal (PPGCS/Unissinos)

- Reginaldo Kanindé (PPGA/UFC/UNILAB)

14h – 15:30

Mesa: Ações Afirmativas na UFAM – Garantia, Permanência e Ampliação

- Fátima Weiss (PPGAS/UFAM)

- Gersem Baniwa (DEE/FACED/UFAM)

- Hamilton P. Rodrigues (Letras Libras/UFAM)

- Renilda Costa (DCIS/UFAM)

16h – 17:30

Mesa: Contracolonizar a Universidade

- Brume Dezembro Lozzetti (Central European University)

- João Paulo Barreto (PPGAS/UFAM e Centro de Medicina Indígena)

- Makota Cássia Kidoiale (Encontro de Saberes/UFMG e Quilombo do Manzo)

18h – 18:30

Programação Cultural: Colegiado LGBTQIA+ PPGAS/UFAM

Inscrições com direito à certificação estarão abertas até o dia 30/9 pelo link https://www.even3.com.br/acoesafirmativasppgasufam

Sobre o Seminário 10 anos de Ações Afirmativas PPGAS/UFAM

As ações afirmativas constituem um marco político no processo de democratização da educação superior no Brasil, fruto das lutas dos movimentos sociais organizados. No âmbito da pós-graduação, desde 2002 as Universidades Públicas Brasileiras iniciaram políticas afirmativas direcionadas à inclusão da população negra (pretos e pardos), quilombola, indígena, pessoas transgênero e pessoas com deficiência.

Mesmo concomitante à discussão sobre ações afirmativas na graduação (marco na discussão pública que culminou na Lei de Cotas para o Ensino Superior 12.711/2012), não houve uma legislação federal para a Pós-Graduação. Sua elaboração ficou a cargo de leis estaduais; resoluções universitárias aplicadas aos programas da Universidade, como existente na UFAM (Resolução n. 10/2016); ou dos próprios Programas de Pós-Graduação.

No âmbito da Antropologia, o PPGAS/UFAM foi pioneiro na implementação de reserva de vagas para candidatos indígenas desde 2011 e, a partir da resolução da UFAM de 2016, também para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), motivo que nos leva a realização desse seminário comemorativo dos 10 anos de Ações Afirmativas.

A presença universitária de pessoas e saberes que foram historicamente alijadas dos espaços de poder, não responde apenas às políticas de inclusão por melhores formações e títulos, mas permite à própria Universidade refletir sobre seu papel político, científico e pedagógico perante outros modos de vida e de conhecimento que desestabilizam continuamente as bases colonialistas da sua sustentação. Colocam novas questões e convocam a todas/os que ali se engajam a pensar e agir.

O Seminário de 10 anos de Ações Afirmativas é um espaço comemorativo e, sobretudo, reflexivo entre discentes e docentes do PPGAS/UFAM, através do diálogo com convidadas/es/os de outros departamentos e/ou instituições, sobre as potencialidades das Ações Afirmativas, suas urgências (em um momento de possível reavaliação da Lei de Cotas em 2022) e suas necessárias expansões.

O evento acontecerá nos dias 30/09/2021 (quinta-feira) e 01/10/2021 (sexta-feira), das 09h às 18h30, com transmissão pelo canal no YouTube da Revista Wamon <https://bityli.com/RevistaWamon>.

Fonte: https://www.even3.com.br/acoesafirmativasppgasufam/