Página inicial > Noticias e Eventos > Proeg e Progesp promovem curso de Formação de Professores na ferramenta G Suite for Education

Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2020, 12h11 | Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 12h16 | Acessos: 152

Tendo como objetivo possibilitar aos professores formação para a apropriação de ferramentas do Google Suite For Education, como suporte pedagógico às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação presenciais da Ufam, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), realizam a segunda ação do Projeto “Formação para o Uso de Ferramentas do Google Suite for Education como Suporte Pedagógico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de Graduação Presenciais da Ufam”, prevista para ocorrer de 10 a 28 de agosto, 2020.

A proposta é ofertar 12 turmas (08/2020 a 31/12/2021), com carga horária diária (15 dias) de estudos e realização de atividades de 2h, somando total de 30h, com aulas realizadas por meio do aplicativo Classroom (plataforma Google), sendo um instrutor por turma. As turmas serão de 150 participantes (sendo 100 vagas para as Unidades Acadêmicas da Capital e 50 vagas para as Unidades Acadêmicas do Interior) de forma a atender o quantitativo de 1.800 docentes até o final do ano de 2021. “Para melhor efeito didático, o curso está dividido em três unidades, devendo o aluno deve ter prática diária de estudos e realização das atividades, com no mínimo duas horas diárias”, explica a professora Estrela Vinente, ministrante do curso. Além da docente, os alunos serão acompanhados pelos tutores Afrânio Neves, Jurandir Dutra e João Victor Rodrigues.

Dessa forma, os professores que participarão do treinamento terão aulas voltadas para os aplicativos do G Suite do Google, sendo explorados os APPs Google Sala de aula; Google Drive (armazenamento e compartilhamento de arquivos e documentos); ferramentas de produtividade (Google Documentos (Docs), Google Planilhas, Google Apresentação (Slides) e Google Forms); ferramentas de Comunicação (Google Meet, Google Hangout e Google Chat); ferramentas e recursos de realidade virtual (Google Arts&Culture e Google Earth). “Então, curso Ferramentas do Google Apps tem dinâmica e metodologia própria, professor e tutor orientador (a distancia) acompanham e orientam os estudos e as atividades, esclarecem dúvidas e, sobretudo, motivam os alunos para realização das atividades e conclusão do curso”, acrescenta.

As inscrições serão aceitas de 27 a 31 de julho, 2020, por meio do formulário eletrônico http://bit.ly/FormularioInscricao2020

Sobre o G Suite For Education

É um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos. Com o G Suite for Education, os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensarem de forma crítica, trabalharem não só individualmente, mas de forma coletiva.

Fonte: matéria extraída na integra do site da Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM