Página inicial > Noticias e Eventos > VIP recebe alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Izabel Desterro e Silva

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 13h33 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 13h33 | Acessos: 302

Alunos da Escola Estadual de tempo Integral Maria Izabel Desterro e Silva, do município de Iranduba (AM), visitaram, na primeira semana deste mês a UFAM, com o propósito de conhecer in loco as instalações, a dinâmica e estrutura da Instituição, ao mesmo tempo, proporcionar incentivo e motivação para que futuramente ingressem em uma instituição de ensino superior, pública e gratuita.

A visita foi viabilizada pelo Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM (VIP), que agendou os locais previamente selecionados, oportunizando aos alunos visitantes a se familiarizarem com o ambiente universitário para verificar  um pouco da vida acadêmica dos alunos da Universidade.

Recepcionados no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul, pela coordenadora do Programa, professora Célia Carvalho, os alunos puderam se informar e conhecer um pouco da história da UFAM, bem como das atividades acadêmicas, dos programas e projetos desenvolvidos dentro da Instituição.

No setor Sul, os estudantes conheceram o Laboratório de Tecnologia de Pescado, do curso de Engenharia de Pesca da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), o Laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os Laboratórios de Tecnologia Farmacêutica (LTF) e Inovação e Desenvolvimento em Tecnologia (LIDT), ambos da Faculdade de Farmácia (FA).

No setor Norte, os estudantes assistiram a uma palestra do diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, a respeito dos cursos que compõe o Instituto. Visitaram, ainda,  o Laboratório de Eletrônica Digital, do curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade de Tecnologia (FT), o Laboratório de Máquinas Elétricas, do Departamento de Eletricidade (FT),  participaram também, de um experimento prático no Laboratório de Serigrafia, do Curso de Designer (FT), e também, de uma exposição sobre o curso de Geociências, do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Durante as visitas, outros setores e ambientes foram contemplados com a presença dos alunos na extensa programação nos setores Norte e Sul nos três dias de visitação, na qual, 88 alunos ao todo, puderam respirar um pouco do ambiente universitário e se inspirar para um futuro promissor enquanto estudantes. Cabe informar, também, o acompanhamento que os alunos tiveram durantes os três dias de visitação por parte dos professores da escola, responsáveis que foram pelas turmas que se deslocaram do município para Manaus.

Sobre as visitas, a professora Soraya F. de Oliveira, destacou a sua importância para motivar os alunos para fazer uma faculdade. “Ao perceber a visão deles com relação ao Laboratório de Anatomia e Serigrafia, foi uma expressão única de alegria que despertou interesse”, ressaltou, afirmando ser um fator importante para descobrir o que querem no futuro como profissionais.

Para o professor Mascudi Viana, “A visita dos alunos proporcionaram um grande conhecimento sobre as futuras profissões. A atenção dedicada dos alunos foi muito importante, sentindo o quanto é importante o ensino superior na vida. Ficaram com um desejo de retorno, pois o tempo não permitiu conhecer todos os blocos e departamentos”, ressaltou, parabenizando a recepção e o acompanhamento com promessas de retorno em breve.

Vitória Letícia Pereira dos santos, 15, do 9º ano, esclareceu, que a visita a ajudou muito a abrir a sua mente para fazer a Faculdade de Psicologia, e pensar nos estudos de forma mais séria, para que traga muitos conhecimentos e um futuro melhor, ao  afirmar que “ Quero estudar para adentrar em uma universidade e alcançar meu objetivos”.T

Ticyane de Castro, 15, também do 9º ano, disse que a visita abriu várias opções de escolhas.  “Porque eu vi várias delas do que posso ser um dia, e isso abriu minha mente, dando para eu ver vários tipos de cursos sobre o que eu quero ser um dia”, explicou.

Sobre o Programa VIP

O Programa de Visita (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes interno externo, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição.

O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade, tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação. As visitas podem ser agendadas via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..