Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Menu Principal > Comissão Consulta à Comunidade IFCHS > IFCHS/UFAM abre Processo Eleitoral para Escolha de Direção (Gestão 2026-2030)
Início do conteúdo da página

IFCHS/UFAM abre Processo Eleitoral para Escolha de Direção (Gestão 2026-2030)

Publicado: Sábado, 14 de Fevereiro de 2026, 16h20 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2026, 14h28 | Acessos: 829

O Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) oficializou a abertura do processo de consulta para os cargos de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) para o quadriênio 2026-2030. O Edital nº 01/2026, publicado neste sábado (14), estabelece as regras para a votação, que será realizada de forma paritária e totalmente virtual.

Inscrições e Requisitos

As chapas interessadas podem se inscrever a partir das 12h do dia 14 de fevereiro até as 20h do dia 24 de fevereiro de 2026. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo e-mail oficial da Comissão Eleitoral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para concorrer, os candidatos devem ser:

  • Docentes doutores do quadro ativo da unidade.
  • Estar em pleno exercício de suas funções.
  • Vedações: Não podem se candidatar professores substitutos, visitantes, aposentados ou docentes que não estejam lotados no IFCHS.

Quem Pode Votar?

A consulta é aberta a toda a comunidade acadêmica vinculada ao instituto, dividida em três segmentos com pesos iguais (33,33% cada):

  • Docentes: Quadro ativo, inativo, substitutos e visitantes.
  • Discentes: Alunos de graduação e pós-graduação (Stricto Sensu) regularmente matriculados.
  • Técnico-Administrativos: Servidores ativos e inativos lotados no IFCHS.

Calendário e Debates

O processo contará com dois debates públicos transmitidos via Google Meet para a apresentação das propostas de gestão:

  • 1º Debate: 06 de março de 2026, das 09h às 11h.
  • 2º Debate: 11 de março de 2026, das 19h às 21h.

A propaganda eleitoral das chapas está autorizada entre os dias 27 de fevereiro e 12 de março, sendo proibido o uso de espaços institucionais físicos ou digitais da UFAM para divulgação de campanha.

Votação e Resultado

A eleição ocorrerá no dia 13 de março de 2026, das 08h às 22h, através do Sistema de Eleição Eletrônica da UFAM. O eleitor deverá utilizar seu CPF e senha institucional para acessar a cabine virtual.

O resultado preliminar será divulgado no mesmo dia da votação, a partir das 22h. Após o período de recursos, o resultado final será publicado no dia 17 de março e encaminhado ao Conselho Departamental para homologação.

Serviço:

  • Edital Completo aqui.
  • Contato da Comissão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Fim do conteúdo da página