Página inicial > Defesas Graduação e Pós-Graduação > Sessão de Apresentação do Relatório Final Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Nelson Matos de Noronha

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 20h50 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 20h50 | Acessos: 281

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Stricto Sensu torna pública a apresentação do relatório final do estágio pós-doutoral do Prof. Dr. Nelson Matos de Noronha, no dia 29 de setembro de 2020, às 10h, a apresentação será realizada por vídeo conferência.

Título:  A FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA MODIFICADORA DE SI: NOTAS SOBRE A DOCÊNCIA EM FILOSOFIA: FOUCAULT E O FILOSOFAR.

Resumo:  A filosofia constitui um dos componentes da Base Curricular Nacional da Educação Básica (BNCC). Mas, ela já não se apresenta aí como uma disciplina. Assim, podemos pensar que seu papel na formação dos estudantes não se limita a legitimar os conteúdos e os valores validados pelas instituições, mas empreender a sua crítica, entendida também como um exercício de interrogação e de inquietação sobre a possibilidade de pensar e de ver de outra maneira, de maneira diferente daquela que o saber institucional fixou como verdadeira. O que nos leva a perguntar com que propósito se praticaria tal exercício. Temos a pretensão de disponibilizar aos professores e aos estudantes do Ensino Médio um recurso pedagógico para lhes auxiliar no acesso ao pensamento de Michel Foucault e para lhes incitar a fazer uso desse pensamento como ferramenta para, se assim o desejarem, empreenderem as suas próprias reflexões.

Palavras- Chaves: Filosofia; Ensino; Foucault; Ensaios

Professor Responsável:   Prof. Dr. Cesar Candiotto (PUCPR)

Avaliador: Prof. Dr. Fabiano Incerti (PUCPR)

Avaliadora: Prof.ª Dr.ª Keila Deslandes (UFOP)