Página inicial > Comissão Eleitoral > Candidata a Diretora e candidato a Vice-diretor pela Chapa "Diálogo e Parceria em Tempo Difícil" e sua Plataforma de Ação para a Direção do IFCHS

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 12h25 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 08h51 | Acessos: 275

Conheça um pouco sobre a candidata a Diretora e candidato a Vice-diretor do IFCHS/UFAM pela Chapa "Diálogo e Parceria em Tempo Difícil".

Iraildes Caldas Torres

Imagem do Curriculo LattesPossui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia, Teologia, Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1987); Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Filosofia Teologia Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1989); Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1991); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998); Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), e Pós-Doutorado na Université Lumiére de Lyon 2, na França (2015). É professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Possui experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Etnologia Indígena e Serviço Social atuando principalmente nos temas de gênero e manifestações simbólicas; trabalho, movimentos e práticas sociais na Amazônia. Tem desenvolvido ao longo de sua trajetória várias pesquisas nos temas de gênero, política e poder, com o apoio do CNPq e da Fapeam. Exerceu o cargo de Diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) no período de 2009 a 2013. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2016 a 2021. É Membro da Academia de Letras do Brasil. Atualmente é Vice- Presidente da ABEPPA - Associação Brasileira de Escritores e Poetas da Pan-Amazônia.

Marcos Castro de Lima

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2002); Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2005); Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014); Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Artista Plástico. Atua na área de Geografia Urbana, principalmente nos seguintes temas: Manaus, Produção do espaço urbano, planejamento e gestão urbana, cidades amazônicas, Região Metropolitana, metropolização da Amazônia Ocidental e geografia das representações. Membro do Grupo Amazônia Ambiente e Cultura (UFAM) e do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional -NPUR (UEA). Nas Artes Plásticas produz pinturas com temas voltados para a Amazônia, Cidades, Paisagem e relação Geografia e Arte.

Acesse aqui a Plataforma de Ação para a Direção do IFCHS.

Créditos das imagens:

Iraildes Caldas Torres (imagem extraída do Currículo Lattes da própria professora)

Marcos Castro de Lima (imagem extraída do sitio https://gerpe.unifesspa.edu.br/en/equipe.html)